Dança Cigana


Dança Cigana

A dança cigana apresenta por meio de movimentos, estilos e características próprias, a alegria e o sentimento da música cigana, demonstrando o ritmo da vida através da magia da dança. Em cada música a feminilidade explode em fogo, ritmo e em várias formas de expressão corporal que se completam numa verdadeira festa, cheia de vida e harmonia. Mas cabe colocar que o povo cigano prioriza a inteligência, que ensina a força interior que tem dentro de si; são a luz, inspiração, energia e amor. Povo que aprende desde cedo os dons mágicos das palavras e do respeito, é místico, alegre, íntegro e, sobretudo fiel às suas tradições, com fortes pontos em comum entre todas as partes do mundo.

Dança Cigana

Na dança a figura feminina é ainda mais exaltada, pois as mulheres são a personificação perfeita da figura cigana. Não gostam de cortar os cabelos, pois como eles nascem no alto da cabeça, estão naturalmente imantados com a energia mais pura e cortando-os, perde a força, inclusive a magia. São comuns os vestidos com grandes decotes. As ciganas quase sempre têm seios volumosos, que além de afirmar a força feminina, mostram a disposição que tem pela vida, pois o seio tem o papel de sustentar os ciganos que nascem.

A dança cigana faz viver intensamente as emoções, mostrando sensualidade e feminilidade com ele mentos culturais que atravessam os séculos, passando pela influência da Índia, Grécia, França e principalmente da Espanha. Ela é a união de varias nações e transmite uma grande e mágica energia.

Ao saírem da Índia, com suas danças pelo mundo os ciganos colheram as mais variadas influências folclóricas. Na Espanha,  influenciados pelo Flamenco as ciganas dançavam a vontade a Rumba Gitana, além da utilização do xale e leque. Na Rússia com seus lenços coloridos mostrava toda sua graciosidade. Na Hungria utilizando-se dos pandeiros adornados de fitas coloridas. No Oriente com os movimentos dos quadris revelam toda força, graciosidade e sensualidade. As influências vieram ainda dos povos Hebreus, Mouros, Bizantinos e Árabes.

 

O Povo Cigano utiliza a música como uma forma de se aproximar de Deus, por isso, quando estão tristes ou alegres, recorrem à magia da dança para harmonizarem suas vibrações. E é através dela, que são abertos os portais que ligam o mundo espiritual ao material.  Anualmente no dia 24 de maio se realiza rituais de dança e música para louvar a Santa Sarah, a padroeira mundial do povo cigano. Conta-se na história que a origem da dança cigana vem da região da Kashemira, noroeste da Índia, fronteira com o Paquistão às margens do rio Indo, berço do povo cigano. Por volta de 3.000 anos atrás, esse povo partiu deste local, expulso por invasores árabes e se dividiram em vários grupos espalhados pelo mundo.

 

Dança Cigana

A dança cigana não é encarada como um ofício pelos ciganos, montagens de balé e de óperas (como Carmen, de Bizet) são representadas por profissionais de balé não-ciganos (gadjés). Eles não aprendem em aulas de dança, dançam com a alma, o coração e a emoção. Na dança individual ou em grupos, não existe nenhuma coreografia pré-concebida. É uma dança solta, da alma. Dizem os antigos, que os ciganos dançam para atingir o êxtase do fluido energético que os levam de encontro com a verdadeira essência da Deusa ou do Deus interior e superior.

Por isso, dificilmente, os ciganos fazem coreografias; dançam soltos e livres, colocando em cada movimento suas emoções. Como diz Niffer Cortez (uma das poucas bailarinas ciganas) “Marcar uma coreografia, para o cigano, é prendê-lo; é não dar liberdade aos seus movimentos”.  Como hoje em dia (contemporâneo), danças são apresentadas também em palcos, festivais e eventos de dança, tecnicamente  começaram-se criar coreografias pré-determinadas e ensaiadas; unicamente, deve-se respeitar a cultura,  sabendo que não existe uma técnica rígida de dança cigana, mas formas de se dançar ciganamente.

A graça está em cada pessoa ouvir a voz do seu coração e permitir que se conduza levemente, tranquilamente, pois só dessa maneira, cada um que se propõe a estudar a dança cigana, consegue sentir sua alma.

A dança é a magia, e a alegria desse povo, o mistério através dos passos e movimentos que saúdam, invocam e fazem fluir a mais bela e elevada vibração energética! De forma ritualística esta dança pode ser usada para desenvolver a intuição, sensualidade, coragem, desbloquear as energias negativas, aguçar a percepção corporal, emocional e espiritual… Onde o ritmo, movimento e beleza da dança acontecem e fluem de forma harmônica, unidos na música e na dança.

Dança Cigana


Como terapia a Dança Cigana promove, além da sociabilização, o autoconhecimento, a auto-estima e a conscientização corporal. A prática desta dança permite à mulher encontrar um equilíbrio entre a mente e o corpo, uma sensação de harmonia e integração resultante dos movimentos alegres e fortes, fortalecendo a confiança no próprio ser e fomentando a aceitação da sua feminidade. Pode ser praticada em qualquer idade e por qualquer mulher, pois apenas tem efeitos benéficos para o corpo e o espírito e não requer nenhuma constituição física determinada.

Para o corpo apresenta-se com uma excelente alternativa de atividade física, proporcionando o aumento da flexibilidade e do tônus muscular, auxiliando na reeducação postural, aprimorando a coordenação motora e as funções cardiorrespiratórias.

A Romá (os ciganos) estão espalhados pelo mundo, e onde há cigano, há música e dança, cada um com o seu estilo. Entre a Romá, a dança é aprendida desde a infância e não existe idade limite para se dançar.

  • Na Rússia, Hungria e Romênia, a dança consiste em movimentos alternados dos ombros, acompanhados ao movimento das saias/ou lenços, ás vezes estalam os dedos e de acordo com o ritmo da música é utilizado o pandeiro ( adornado com fitas coloridas), usam botas devido ao clima local.
  • Na Espanha, predomina a rumba cigana que são movimentos das mãos com os quadris e os pés, alternados com movimentos fortes das saias, e também é utilizado o lenço, leque e o xale.
  • Na Itália, é uma mistura de dança típica italiana com um toque cigano, dançam como se estivessem brincando, dançam homens, mulheres, crianças, todos juntos, fazem roda… É a dança cigana que transmite a mais pura alegria.
  • No Oriente, com o movimento forte dos quadris, relevam toda a sua graça e sensualidade.
  • No Brasil, com o passar dos séculos (desde 1574), foram perdendo este Dom, sendo muitos então, influenciados pela dança cigana européia. Então a dança cigana brasileira é uma mistura das danças da Rússia, Hungria, Romênia e Espanha (irá depender do ritmo da música), só que não usam botas, dançam descalço e algumas ciganas dançam até com salto alto, criando um estilo próprio, que hoje é copiado por muitos dançarinos ciganos.

Extraído do site: dominiogrupodedanca
.
.

Tarot Cigano e Magia Cigana

Agendar Consulta:

(71)3231-8162
(71)8873-3365 (OI)
(71)9106-5486 (TIM)

ouLigue Grátis - Clique AQUI!

Cigana Henriqueta Quintanilha

Anúncios

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. monica
    set 30, 2011 @ 00:26:59

    preciso de ajuda !

    Responder

  2. Berivalda
    set 29, 2011 @ 15:18:54

    BERIVALDA
    AMEI !!!MARAVILHOSAS!!!! BJSSSSSSSSS!!!!!! e MUITA LUZ!!.

    Responder

  3. mari oliveira
    set 28, 2011 @ 21:15:48

    Querida cigana!!
    adorei essa matéria sobre a dança cigana!!
    como estudo essa dança e faço algumas apresentações!!
    vi o meu estilo em alguns tópicos da matéria!! lindas imagens!! Parabéns!!!

    Responder

  4. Tânia Ferreira
    set 27, 2011 @ 20:26:32

    Muito rica a cultura. Parabens pelas imagens!!!!

    Responder

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Cigana Henriqueta

Criadora e Administradora do Site Cigana Henriqueta Quintanilha | 
e-mail: henriquetaqc@hotmail.com

www.ciganahenriqueta.com

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 51 outros seguidores

Conteúdo por Categorias

Telefones

(71)3231-8162 / 8873-3365
%d blogueiros gostam disto: