Símbolos Sagrados dos Ciganos


Altar Cigano para leitura do Tarô cigano

Símbolos Sagrados dos Ciganos

Símbolos, amuletos, e talismã são objetos de proteção, de força, ao qual se atribui um poder místico que estão ligados com sua forma e a simbologia que os mesmos representam.

O punhal, o violino, o pandeiro, o leque, o xale, as medalhas e as fitas coloridas, o coral, o âmbar, o ônix, o abalone, e concha marinha, o hipocampo (cavalo marinho), a coruja (mocho), o cavalo, o cachorro, o galo e o lobo são símbolos sagrados para o Povo Cigano.

A verbena, a salvia, o ópio, o sândalo e algumas resinas extraídas das cascas das árvores sagradas, são ingredientes indispensáveis na manufatura caseira de incensos, velas e sais de banho, mesclados com essência de aromas inebriantes e simplesmente usados nas abluções do dia-a-dia, nos contatos sociais e comerciais, nos encontros amorosos e principalmente nos ritos iniciáticos, de uma forma sensível e absolutamente mágica, conferindo grandes poderes.

ÂNCORA.

Simboliza segurança é usado para trazer segurança e equilíbrio no plano físico, financeiro e para se livrar de perdas materiais.

CHAVE

Simboliza as soluções é usado para atrair boas soluções de problemas. O símbolo da chave quando trabalhado no fogo costuma atrais sucesso e riquezas.

CORUJA

Simboliza ” o ver a totalidade “, é usado para ampliar a percepção com a sabedoria possibilitando ver à totalidade: o consciente e o inconsciente.

ESTRELA DE CINCO  PONTAS

Pentagrama (estrela de 5 pontas) simboliza o Homem integral (de braços e pernas abertos) interagindo em perfeita harmonia com a plenitude da existência. Simboliza evolução é usado para proteção além de estar associada à intuição, sorte e êxito. A estrela representa o domínio dos cincos sentidos, também conhecida como o pentagrama.

ESTRELA DE SEIS PONTAS

Simboliza proteção é usado como talismã de proteção contra inimigos visiveis e invisiveis. Também conhecida como Estrela Cigana e Estrela de David.  A Estrela Cigana é o simbolo dos grandes chefes ciganos possui seis pontos, formando dois triângulo iguais, que indicam a igualdade entre o que está à cima e o que está a baixo. Representa sucesso e evolução interior.

FERRADURA

Simboliza energia e sorte é usado para atrair energia positiva e boa sorte. A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos tem a ferradura como um poderoso talismã, que atrai a boa sorte, a fortuna e afasta a má sorte.

Lua

LUA

Simboliza a magia e os mistérios. A lua é usada geralmente pelas ciganas, para atrair percepção, o poder feminino, a cura e o exorcismo, atentando sempre as fases: nova, crescente, cheia e minguante. A lua cheia é o maior elo de ligação com o sagrado, sendo chamada de madrinha. As grandes festas sempre acontecem nas noites de lua cheia

MOEDA

Simboliza proteção e prosperidade é usado contra energias negativas e para atrair dinheiro. A moeda é associada ao equilíbrio e à justiça e relacionada às riquezas materiais e espirituais, que é representada pela cara e coroa. Para os ciganos, cara é o ouro físico, e coroa, o espiritual.

PUNHAL

Simboliza a força, o poder, vitória e superação é muito usado nos rituais de magia, tem o poder de transmutar energias. Os ciganos também usavam o punhal para abrir matas, sendo então, um dos grandes símbolos de superação e pioneirísmo, além da roda. O punhal também é usado na cerimônia cigana de noivado e casamento, onde é feito um corte nos pulsos dos noivos, em seguida os pulsos são amarrados em um lenço vermelho, representando a união de duas vidas em uma só.

RODA

O grande simbolo geométrico do Povo Cigano é o Circulo Raiado (representando a roda da carroça que gira pelas estradas da vida) provando a não linearidade do tempo e do espaço. Simboliza a Samsara, representando o ir e vir, o circular, o passar por diversos estados, o ciclo da vida, morte e renascimento, e é usado para atrair a grande consciência, a evolução, o equilíbrio é o grande símbolo cigano, e é representado pela roda dos vurdón  que gira.

SAMSARA (sânscrito) – Literalmente significa ” viajando “. O ciclo de existências, uma sucessão de renascimentos que um ser segue através de vários modos da existências até que alcança da liberação.

Vurdón (romanês ou romani – dialeto cigano) – significa ” carroção “.

TAÇA

Simboliza união e receptividade, pois qualquer líquido cabe nela e adquire sua forma, tanto que, no casamento cigano, os noivos tomam vinho em uma única taça, que representa valor e comunhão eterna.

TREVO

É o símbolo mais tradicional de boa sorte. Trevo de quatro folhas: traz felicidade e fortuna, quando se encontra um trevo de quatro folhas na natureza, podem-se esperar sempre boas notícias.

O maior axioma do Povo Cigano diz simplesmente: ” A sabedoria é como uma flor, de onde a abelha faz o mel e a aranha faz o veneno, cada uma de acordo com sua própria natureza”.

 

 

Cartomante Cigana

Símbolo Cigano

Mãos

para os ciganos as mãos representa a sensibilidade.

Águia

Representa a liberdade, a altivez, a força para ser livre.

Seu símbolo é o alvo a ser atingido.

Garça

È considerada uma ave cigana por ser incapaz de verter lágrimas de dor.

È uma ave sagrada.

Rato

Símbolo de perdas e prejuízos, problemas de saúde.

Lobo

Lobo

Símbolo de força, lealdade e honra, pois só mata para se alimentar ou para eliminar um adversário.

Antigamente os lobos eram companheiros dos ciganos e não atacavam seus cavalos por lealdade.

Sapo

Simboliza a sabedoria, luz e feminilidade, potencial magnético ( usado para magias ).

Gato

Representa a prudência, cautela, paciência, capacidade de esperar o momento certo, independência e disponibilidade.

Pomba

Desprezada pelos ciganos, pois não tem vontade própria e se deixa domesticar e abater sem resistência.

A pomba tem também grande significado se ela for escura, serve na magia, para afastar espíritos malignos; se for branca, representa a pureza, humildade, simplicidade, é ave conciliadora.

Corvo

Representa a justiça, boa sorte e sabedoria, é o único animal que se prejudicar seu semelhante, suicida-se. Para o cigano, mais vale morrer, do que viver sem honra.

Serpente

Significa a força, energia, feminilidade, sexo, boa sorte.

Lagarto

Símbolo da fragilidade, pois perde a cauda quando o querem pegar.

Animais

Simbologia dos Animais

Os ciganos reconhecem nos animais, através de sua natureza, suas qualidades, seus códigos, suas leis e, assim, inspiraram-se neles para estabelecer sinais secretos de comunicação com a sabedoria

Extraído do site: lunacigana
.
.

Tarot Cigano e Magia Cigana

Agendar Consulta:

(71)3231-8162
(71)8873-3365 (OI)
(71)9106-5486 (TIM)

ouLigue Grátis - Clique AQUI!

Cigana Henriqueta Quintanilha

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Cigana Henriqueta

Criadora e Administradora do Site Cigana Henriqueta Quintanilha | 
e-mail: henriquetaqc@hotmail.com

www.ciganahenriqueta.com

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 52 outros seguidores

Conteúdo por Categorias

Telefones

(71)3231-8162 / 8873-3365
%d blogueiros gostam disto: